22 de jan. de 2009

Sobre Tipos e o Cálculo da Coluna de Texto Ideal

Olá pessoal! Venho apresentar mais um tutorial. No tutorial anterior eu expliquei como imprimir, em casa, o boneco do seu livro, agora vou incrementar a coisa e começar a falar sobre a formatação do texto antes de enviar para a impressora ou mesmo para um arquivo em PDF.
Mas primeiro, vamos nos ater a um aspecto muito importante ao começarmos a formatar um livro:

Familia de Tipos


Tipos são a formato da letra que se usa para representar determinado caractere. Quando a prensa foi inventada, primeiramente da china, depois adaptada e aperfeiçoada por Guttenberg (considerado o Pai da Impressão) a coisa era bem mais complicada de se fazer.
Todos estamos acostumados com a facilidade em se digitar e obter a familia de tipo a qualquer momento no computador. Trocando e testando os resultados, mas essa tecnologia é baseada na antigo forma de se usar os tipos móveis de metal, onde eram usados para compor palavra por palavra, linha por linha e página por página de um impresso a ser produzido nas arcaicas máquinas tipográficas. Vejam do que é composto (fisicamente) um tipo.:

Anatomia do tipo móvel de metal

Elementos principais

a. Olho
b. Face(anterior) ou Barriga
c. Corpo

Detalhes

1. Rebarba ou talude
2. Risca ou ranhura
3. Canal ou goteira
4. Pé.

(fonte: Wikipedia)


Para as fontes digitais (evoluídas desse principio) sobraram poucas propriedades importantes:

Corpo
Olho

Quando selecionamos o tamanho de uma fonte, estamos nos atendo ao Corpo. Por exemplo, a Times New Roman de tamanho 12 possui 12 pontos de Corpo. O ponto é uma medida bem utilizada em tipografia, e equivale a 1/72 de polegada.
Fazendo a conversão, significa que uma fonte de corpo 12 possui 12 * 1/72 = 0,17pol, ou 4,318mm.
Isso está relacionado a altura do tipo, e não seu comprimento que varia não só entre famílias e tamanhos dos tipos, como também entre as fontes do mesmo tipo e tamanho, por exempo "A" e "a" tem comprimentos diferentes, porém a mesma altura, todas em uma linha base. A altura uniforme das fontes é o que dá a elas a possibilidade de se criar uma carreira reta de texto. É justamente nessa carreira que se encontra o segredo do cálculo da coluna perfeita.

Já devem ter percebido que ás vezes é meio difícil se ler determinado texto? Isso ocorre ou porque a linha fica extensa demais, tornando-o cansativo, ou a linha é curta demais, tornando-o confuso.
Existe um modo bem simples de se calcular a proporção ideal do comprimento da linha de texto, baseado justamente no tipo e no corpo da fonte.
Vamos tomar por exemplo a Times New Roman, com o corpo 11pt.
Digite uma sequência do abecedário usando essa fonte no seu computador, tudo em letras minúsculas

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

Imprima esse pequeno bloco e meça-o. Você pode medir no computador, caso use algum programa que dê o tamanho exato dos objetos que você cria. O Inkscape é uma boa pedida para isso (http://www.inkscape.org).

Usando o Inkscape para medir o abecedário.


Ao medir você perceberá que esse abecedário, com essa familia e corpo, tem, aproximadamente, 37mm.
A largura ideal para uma coluna de textos com ESSA configuração de fonte é:

Tamanho do Abecedário x 2.5 (+ ou - 25%)

Assim, o tamanho ideal para essa coluna de textos é de 92.5mm, podendo variar entre -25% (69,37mm) e +25% (115,62mm)

Isso quer dizer que uma coluna de textos composta por Times New Roman, corpo 11, deve ser composta entre 69,37mm e 115,62mm, tendo 92,5mm como a medida ideal de leitura.

Usando o próprio inkscape para ilustrar os três tamanhos para a coluna de texto, o mínimo (ciano), o ideal (verde) e o máximo (vermelho)

Passando isso para seu programa de processamento de textos, configurando a página como A5, temos 148mm de largura, se usarmos a medida ideal da coluna, usaremos 92,5mm para o texto, sobram 55,5 para as margens, podemos dividir por igual ou fazer um deslocamento do miolo para que o texto não fique muito junto da colagem, podendo ser 30mm para o lado interno e 25.5mm para o lado externo.


A configuração da página e das margens no BrOffice


A página mostrando a área da coluna de texto.



Exemplo de como fica o texto, no tipo e corpo escolhidos, dentro da coluna ideal

Algumas familias de fontes bem utilizadas para livros são: Caslon, Garamond, Times, Baskerville e Book Antiqua, mas tudo vai depender do tema da publicação, por exemplo a literatura cai bem com textos que possuam serifa enquanto os sem-serifa são mais usados para livros técnicos, mas isso não é uma regra ^^

Abraços a todos e nos vemos no próximo tutorial ^^v

Um comentário: