Olá pessoal! Venho apresentar mais um tutorial. No tutorial anterior eu expliquei como imprimir, em casa, o boneco do seu livro, agora vou incrementar a coisa e começar a falar sobre a formatação do texto antes de enviar para a impressora ou mesmo para um arquivo em PDF.
Mas primeiro, vamos nos ater a um aspecto muito importante ao começarmos a formatar um livro:
Mas primeiro, vamos nos ater a um aspecto muito importante ao começarmos a formatar um livro:
Familia de Tipos
Tipos são a formato da letra que se usa para representar determinado caractere. Quando a prensa foi inventada, primeiramente da china, depois adaptada e aperfeiçoada por Guttenberg (considerado o Pai da Impressão) a coisa era bem mais complicada de se fazer.
Todos estamos acostumados com a facilidade em se digitar e obter a familia de tipo a qualquer momento no computador. Trocando e testando os resultados, mas essa tecnologia é baseada na antigo forma de se usar os tipos móveis de metal, onde eram usados para compor palavra por palavra, linha por linha e página por página de um impresso a ser produzido nas arcaicas máquinas tipográficas. Vejam do que é composto (fisicamente) um tipo.:
Anatomia do tipo móvel de metal

a. Olho
b. Face(anterior) ou Barriga
c. Corpo
Detalhes
1. Rebarba ou talude
2. Risca ou ranhura
3. Canal ou goteira
4. Pé.
(fonte: Wikipedia)
Para as fontes digitais (evoluídas desse principio) sobraram poucas propriedades importantes:
Corpo
Olho
Quando selecionamos o tamanho de uma fonte, estamos nos atendo ao Corpo. Por exemplo, a Times New Roman de tamanho 12 possui 12 pontos de Corpo. O ponto é uma medida bem utilizada em tipografia, e equivale a 1/72 de polegada.
Fazendo a conversão, significa que uma fonte de corpo 12 possui 12 * 1/72 = 0,17pol, ou 4,318mm.
Isso está relacionado a altura do tipo, e não seu comprimento que varia não só entre famílias e tamanhos dos tipos, como também entre as fontes do mesmo tipo e tamanho, por exempo "A" e "a" tem comprimentos diferentes, porém a mesma altura, todas em uma linha base. A altura uniforme das fontes é o que dá a elas a possibilidade de se criar uma carreira reta de texto. É justamente nessa carreira que se encontra o segredo do cálculo da coluna perfeita.
Já devem ter percebido que ás vezes é meio difícil se ler determinado texto? Isso ocorre ou porque a linha fica extensa demais, tornando-o cansativo, ou a linha é curta demais, tornando-o confuso.
Existe um modo bem simples de se calcular a proporção ideal do comprimento da linha de texto, baseado justamente no tipo e no corpo da fonte.
Vamos tomar por exemplo a Times New Roman, com o corpo 11pt.
Digite uma sequência do abecedário usando essa fonte no seu computador, tudo em letras minúsculas
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
Imprima esse pequeno bloco e meça-o. Você pode medir no computador, caso use algum programa que dê o tamanho exato dos objetos que você cria. O Inkscape é uma boa pedida para isso (http://www.inkscape.org).

Ao medir você perceberá que esse abecedário, com essa familia e corpo, tem, aproximadamente, 37mm.
A largura ideal para uma coluna de textos com ESSA configuração de fonte é:
Tamanho do Abecedário x 2.5 (+ ou - 25%)
Assim, o tamanho ideal para essa coluna de textos é de 92.5mm, podendo variar entre -25% (69,37mm) e +25% (115,62mm)
Isso quer dizer que uma coluna de textos composta por Times New Roman, corpo 11, deve ser composta entre 69,37mm e 115,62mm, tendo 92,5mm como a medida ideal de leitura.

Usando o próprio inkscape para ilustrar os três tamanhos para a coluna de texto, o mínimo (ciano), o ideal (verde) e o máximo (vermelho)
Passando isso para seu programa de processamento de textos, configurando a página como A5, temos 148mm de largura, se usarmos a medida ideal da coluna, usaremos 92,5mm para o texto, sobram 55,5 para as margens, podemos dividir por igual ou fazer um deslocamento do miolo para que o texto não fique muito junto da colagem, podendo ser 30mm para o lado interno e 25.5mm para o lado externo.

A configuração da página e das margens no BrOffice


Exemplo de como fica o texto, no tipo e corpo escolhidos, dentro da coluna ideal
Algumas familias de fontes bem utilizadas para livros são: Caslon, Garamond, Times, Baskerville e Book Antiqua, mas tudo vai depender do tema da publicação, por exemplo a literatura cai bem com textos que possuam serifa enquanto os sem-serifa são mais usados para livros técnicos, mas isso não é uma regra ^^
Abraços a todos e nos vemos no próximo tutorial ^^v
Ok .. muito obrigada pela dica !!! bjs e fica com DEUS !!
ResponderExcluir