19 de jan. de 2009

Boneco de Livro - É fácil com o BrOffice

Olá pessoal!
Gostaria de compartilhar com vocês o uso que eu faço do BrOffice (OpenOffice) para imprimir meus livros em casa.
Muita gente detesta ler no monitor do computador, portanto, nada mais interessante do que configurar corretamente seu texto para que ele posse ser impresso corretamente e lido como um livro.
Existem diversas formas, vamos começar com a mais fácil: Impressão Frente e Verso.


O conceito é simples e as vantagens são claras. Gastar menos papel e conseguir visualizar a impressão nos dois lados da folha, além gastar menos com cola ou grampos depois.
Até aí não existe muita coisa a se configurar no seu programa de processamento de textos a não ser o formato da página, as marges, o cabaçalho e o rodapé. No BrOffice basta selecionar o menu Formatar>Página que o usuário tem acesso a todas as opções.
Caso você queira ter margens assimétricas. lembre-se de definir o Layout de Página como "Espelhado".
No cabeçalho e rodapé geralmente aparecem o título, nome do capítulo e número da página etc...
Isso parece ser simples, mas confunde a cabeça de muita gente na hora de imprimir frente e verso. No nosso padrão ocidental, as páginas Ímpares têm o alceamento (colagem, grampo, aplicação de capa etc...) no seu lado esquerdo, enquanto as páginas Pares tem do seu lado direito. Isso determina por exemplo o fato das margens assimétricas serem espelhadas, porque a página par ficaria nas "costas" da página Ímpar.
Na hora de imprimir, você precisa prestar atenção ao sentido de alimentação de papel da sua impressora.
Existem dois casos clássicos:

O Papel é alimentado por cima, puxado pelo carro e o lado em que o papel se encontra é o lado impresso:




O Papel é alimentado por baixo, puxado pelo carro e girado para voltar a bandeija, sendo impresso pelas costas.



Fazendo um Boneco com "lombada quadrada"

Nos dois casos, antes de tudo você precisa deixar o papel já no formato final. ou seja, exatamente do tamanho da página que você determinou. Se você prefere imprimir a página em A4, (210x297) não precisa fazer nada, mas geralmente os livros são impressos em um formato que se aproxima do A5 (148x210), portanto, seria MUITO interesassante se você formatasse o seu projeto já no formato A5. Sugiro uma configuração de marges espelhadas com: Interna=2cm ,Externa = 1,5cm, Superior=1,5cm e Inferior=1,5cm. Configure também 0,5cm de Cabeçalho e 0,5cm de Rodapé, para colocar número de páginas, nome de capítulo etc... Esses valores poderiam mudar conforme a família e tamanho de fonte que você utilizar, mas deixo essa informação para um próximo tutorial.

Mas porque configurar em A5 se o papel sulfite que eu tenho em casa é A4?

Simples, porque voce pode, antes de imprimir, cortas as folhas ao meio, com a ajuda de uma guilhotinha, e não precisa ser uma guilhotina industrial não, pode ser uma daquelas de escritório, com capacidade para 30, 50 folhas.
Se você cortar, digamos, 50 folhas A4 ao meio, você terá 100 folhas A5, como imprimiremos frente e verso, então temos, traquilamente, um boneco de 200 páginas.
Na hora de imprimir, seleciona primeiro apenas as páginas ímpares, depois que todo o conjunto for impresso, você imprimirá as páginas pares, exatamente nas costas das páginas ímpares, ficando 1-2, 3-4, 5-6... etc...
Você poderia mandar imprimir normalmente e alimentar a impressora folha a folha mas a tarefa é tediosa demais e somente deve ser utilizada caso a sua impressora costume a atolar papel no cilindro, ou a puxar duas ou mais folhas por vez, inviabilizando a impressão frente-verso.
No BrOffice o que você precisa fazer é clicar em Opções no menu de impressão, lá você deixa selecionado apenas "Páginas a Esquerda" para imprimir as ímpares e "Páginas a Direita" para imprimir as pares.





Para que tudo funcione corretamente, veja o esquema para imprimir primeiro as páginas ímpares em uma impressora com alimentação pela bandeja superior

As folhas são alimentadas e impressas sem girarem pelo cilindro, assim, o bloco é impresso exatamente onde está, deixe as folhas na bandeja de recepção até a impressão acabar. Neste exemplo imprimimos um boneco de apenas 6 páginas.

Importante! Ajuste bem a guia do papel na bandeja de alimentação para que ele não fique torto na hora de imprimir!

Agora, tudo o que você pecisa fazer é pegar o todo o bloco, do jeito que está, e girá-lo de cabeça para baixo, colocando-o na bandeja da impressora, fazendo com que as costas da página 1 seja a primeira a ser impressa.

Agora mande imprimir as páginas pares e veja o resultado.


O bloco está prontinho para receber o acabamento em lombada quadrada, sendo colagem, costura ou grampeamento. Ele pode inclusive ir para uma máquina de Hotmelt para aplicação de capa ou receber a capa manualmente, mas essa parte do acabamento vou esmiuçar em um próximo tutorial.

Para impressoras com a alimentação pela bandeja inferior, a coisa complica um pouco, porque quando ela deixa as páginas na bandeja, é necessário deixá-las de volta sem girar a folha, porque como as folhas são impressas pelo lado inverso (a folha gira no cilindro) é preciso que todo o bloco volte para a bandeja do jeito que está, somente tomando cuidado de deixar o bloco de cabeça para baixo. Assim você imprime as páginas ímpares normalmente, mas inverte a ordem de impressão das páginas pares (selecione "invertido" no menu opções de impressão ao imprimir as páginas pares).

Veja o bloco de 3 folhas com as páginas 1,3 e 5. A página 5 é a que está no topo do bloco, portanto, a página 6 é quem precisa ser impressa em suas costas.



Por isso é necessário inverter a ordem de impressão das páginas pares. Ao fim da impressão será necessário arrumar o lado das folhas, porque elas se tornam 2-1, 4-3, 6-5 ao invés da ordem correta de leitura, que seria 1-2, 3-4, 5-6, isso poderia ser resolvido invertendo a ordem de impressão das páginas ímpares ao invés das pares, porém, esse tipo de impressora costuma a apresentar muito atolamento de papel ou alimentação de mais de uma página por vez, portanto, é muito fácil se perder quando esse problema ocorre e as páginas são impressas de trás para frente, mas fica ao gosto do freguês e à confiança que ele tem em seu equipamento.


Fazendo um Boneco em Brochura

Essa talvez seja uma opção mais clássica, 2 páginas são impressas de cada lado da folha, elas são dobradas ao meio e "encanoadas" umas sobre as outras para receber o grampeamento.
Pois bem, essa seria uma boa opção para a produção de um boneco com no máximo 50 ou 60 páginas, já que a "encanoamento" de folha sobre folha causa um deslocamento no lado oposto da dobra, fazendo com que o bloco necessite de um refile para que o boneco fique fácil de folhear.
Mesmo com essas limitações, esse pode ser um processo interessante, dependendo do caso.
Para tanto, basta selecionar a opção Folheto, com as páginas da direita e da esquerda selecionadas (pares e ímpares) mas na hora de imprimir, escolha a impressora de PDF, padrão do BROffice, ele aparece no menu de impressão como Conversor de PDF.
Com o PDF em mãos (ele salva um arquivo do mesmo nome do documento, no mesmo diretório, mas com extensão PDF).
Abra-o no seu leitor de pdf predileto e imprima-o, agora sim, selecionando imprimir primeiro as páginas ímpares, depois as páginas pares. Seguindo as mesmas orientações descritas acima.
Ao orientar como folheto, o BrOffice coloca 2 páginas por lado de folha, posicionando-as de modo que ao dobrar e "encanoar" uma folha sobre a outra, o sentido de leitura fica correto, nu m exemplo de 8 páginas, as folhas ficam como 8-1, 2-7, 6-3 e 4-5.
Outro incoveniente é que é necessário que as páginas sejam múltiplas de 4 para que não sobre páginas em branco no fim, ou seja, blocos com 4, 8, 12, 16 etc...
Esse modo é mais complicado de se obter resultados e, pior, caso algo saia errado, só será percebido depois de impresso.

Bom, esse foi o tutorial sobre impressão frente-verso, em impressoras caseiras, para bonecos de livro usando o BrOffice, espero que seja útil de alguma maneira e nos vemos no próximo tutorial

^^v


3 comentários:

  1. Cortar as folhas ao meio. Fabuloso!
    E eu me matando pra pensar na numeração das páginas se impressas em uma A4...

    ResponderExcluir
  2. EXcelente sua ideia. Estava buscando por toda web como fazer. um abraco!

    ResponderExcluir