18 de mai. de 2010

Design de Embalagens? O Inkscape te Ajuda!

Olá Pessoal!

Faz um bom tempo que eu criei uma extensão no Inkscape chamada InkPacking. A idéia por trás desse plugin seria auxiliar na criação de uma aplicação voltada ao projeto de embalagens.
Existem diversos programas proprietários que possuem funções conhecidas como Macros de Embalagens. Essas Macros seriam responsáveis por armazenar como a planta técnica de cada embalagem é criada. Para quem não sabe a planta técnica é nada mais do que a base da Forma (conhecida como Faca de Corte e Vinco) fabricada para converter o papel cartão na embalagem propriamente dita, através do uso de máquinas de corte e vinco, que prensam essa faca contra o papel.
Deixando essas questões de gráfica um pouco de lado, vamos ao Plugin

Para instalar este plugin no Inkscape, basta copiar os arquivos

inkpacking.inx

inkpacking.py

Para o diretório:

/usr/share/inkscape/extensions

Isso em instalações Linux, para MacOsX, copie em:

/Applications/Inkscape.app/Contents/Resources/extensions/


Uma vez instalado, o Plugin passa a aparecer diretamente no menu Extensions (ou Extensões), o nome do plugin é inkPACKING.

Ao acessá-lo aparece um diálogo com todas as opções programadas dentro do plugin. E são várias.













Existem definições para o Corpo da Embalagem, que é formado pelas medidas A, B e C, que correspondem a Comprimento, Largura e Altura.
Além disso pode-se determinar valores técnicos como o desconto necessário para o fechamento perante a espessura do cartão (o desconto padrão é de 0.5mm)
Define-se também os tipos de Tampa e Fundo, seu posicionamento (esquerda ou direita), opções como furos postais, tamanhos das travas, raios etc...
Existem opções para as abas de colagem, e alterando seus valores é possível obter modelos como CartoPack, Vertopack, HotMelt e vários outros.

Este é um exemplo bem simples, tem tampa nem fundo. Note que as proporções da embalagem vão sempre respeitar as medidas selecionadas.
Tudo é inter-relacionado, ou seja,, mudando a medida B, o layout inteiro da embalagem precisa mudar, como tamanho das travas por exemplo, das abas de cola e as proporções da tampa. Mas não se preocupe que o inkPACKING calcula tudinho!




Este é um exemplo de uma embalagem clássica

As várias opções possibilitam um gama infinita de embalgens, e o melhor,
todas com qualidade profissinal.



Ao confirmar, a embalagem está pronta para edição

Alguns exemplos de embalagens criadas no inkPACKING


Depois é só usar as ferramentas do Inkscape para produzir a Arte da embalagem, por exemplo

O Inkscape se torna, cada vez mais, uma ótima opção OpenSource para os aplicativos proprietários de Ilustração, devido a sua escalabilidade e constantes atualizações. Um desses exemplos é o inkPACKING.

O plugin ainda tem vários "TO-DO"s a serem resolvidos, como as opções para fundos Semi-Automáticos e Automáticos, o que é uma vedadeira dore de cabeça para qualquer projetista de embalagem.

Bom, nos vemos na próxima atualização!

Abraços!!!


3 comentários:

  1. espero que dê continuidade com seu trabalho e que arrume uma empresa interessada em te patrocinar,já que eu não posso. meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho é primoroso. Parabéns.
    Uma melhoria que seria demais era poder mexer em apenas uma caixa e ter o papel completamente preenchido para melhor aproveitamento.

    ResponderExcluir
  3. Funciona inskcape instalado no Windows ?. excelente trabalho parabéns.

    ResponderExcluir